:: ATOAR ::

 

Feira

Um pedacinho de pano colorido. Tesoura para lhe dar vida, mãos para lhe dar alma e uma camiseta ganha flores. Vizinhas, na barraca ao lado, também moram camisetas. Mas estas guardam outras idéias: onde o “Rio é mais Janeiro”, com a Lapa e a praia refeitas em linhas e tintas, como só os artistas sabem combinar. Difícil escolher entre uma e outra. O jeito é seguir andando e deixar a decisão para depois.

Numa barraca atrás da outra, a Feira de Arte e Iniciativa Solidária vai se revelando um rico celeiro de cores e formas. Técnicas variadas, sobre suportes os mais diversos, cada trabalho encanta mais que o outro.

Porcelanas pintadas à mão, fuxicos reinventando roupas e acessórios, bordados fazendo de cada bolsa uma peça única. Fibras que viram luminárias e o papel... Ah, o papel recicla idéias, cadernos, cartões. Papéis fazem bonecos, bijuterias; e o que mais a criatividade inventar.

Por falar em bonecos, um capítulo à parte. Em patchwork, biscuit, espuma, tecido, papel maché etc, os bonecos podem agradar ao imaginário infantil, enfeitar os quartos adolescentes ou pousarem como uma estatueta na sala de estar.

Assim também é com cada técnica ou matéria-prima: capítulos cheios de surpresas e variações, que a imaginação não dá conta.

Passear pela Feira de Arte e Iniciativa Solidária é descobrir nossa cidade e nosso estado se reinventando.

Cada artesão é um testemunho da nossa capacidade de superação. E a praça pública, ou qualquer outro local que os receba, torna-se o palco para exposição e venda desses trabalhos que nascem da necessidade, mas viram arte.

Aliás, esse é o principal objetivo da Feira: aproximar o artesão do mercado consumidor. Garantir-lhe oportunidade de gerar renda pelo reconhecimento do mérito de seu trabalho.

Já são mais de cem profissionais – autônomos ou oriundos de grupos de trabalhos comunitários – cadastrados na ATOAR, que tem como parte da sua missão viabilizar meios de comercialização dessas iniciativas.

O grupo vem crescendo a cada dia, tendo representantes da capital e de outros municípios do estado do Rio: Natividade, Paracambi, Araruama, Saquarema, Piraí, Cabo Frio, Paraty, Duque de Caxias, Mesquita, Rio das Flores, Nova Iguaçu, entre outros, estão presentes e aguardam por você.

 

 

Membro

Projetos

Produtos

 

Rua Senador Dantas, 23 / 401 – atoar@atoar.org.br

Tels 21 2240.4454 e 21 2524.2912